O que é o Fator R e como ele pode aumentar a sua rentabilidade em 9,5%

27 de janeiro de 20220

A preocupação de todos os empresários, independente do tamanho da empresa, é manter os impostos em dia e cumprir as obrigações tributárias e fiscais. Mas você sabia que o Fator R pode ajudar a pagar menos impostos, aumentando a sua rentabilidade em 9,5%? Nós, da O2B Contabilidade, vamos lhe explicar o que é, e como ele pode ser a chave que você empreendedor está procurando para reduzir sua carga tributária.

O que é o Fator R?

Fator R é o cálculo que as empresas optantes pelo Simples Nacional com atividades sujeitas fazem mensalmente para saber se o pagamento de tributos deve obedecer ao Anexo III (serviços incentivados pelo estado ou de menor grau intelectual) ou V (serviços de maior grau, por exemplo, empresas médicas, engenharia, desenvolvimento de softwares, entre outras atividades) do regime. Para saber o anexo em que deve ser considerado, o cálculo tributário é relativamente simples:

Dentre as atividades sujeitas ao uso do fator R estão: desenvolvimento de softwares; arquitetura e urbanismo; fisioterapia; laboratórios de análises clínicas ou de patologia clínica; medicina veterinária; medicina; odontologia; engenharia e outras.

Essas empresas podem mensalmente utilizar o fator R para descobrir em qual anexo se encaixam. A grande questão é que no anexo III por exemplo, a tributação inicia
em 6% da receita bruta, enquanto o anexo V a tributação inicia em 15,50%, uma diferença de 9,50% a mais que o anexo III.

Como o Fator R pode aumentar a sua rentabilidade em 9,5%?

Pela nossa experiência, identificamos duas situações em que é possível essa melhoria tributária. A primeira delas é a empresa estar sempre prevendo seu gasto de folha e faturamento, e assim buscando atingir o indicador necessário e tributar no anexo III. A outra forma é revisar se você está calculando corretamente.

Nós da O2B já tivemos muitos casos de clientes que nos procuraram e identificamos que o cálculo estava equivocado. Os erros de cálculo normalmente ocorrem por não terem sido enquadrados na base da folha de pagamento os encargos adicionais que a legislação permite, e muitos profissionais desconhecem. Desta forma, já realizamos diversas correções, inclusive conseguindo reaver valores de impostos pagos a maior, ou seja, situações em que nossos clientes receberam o dinheiro de volta.

Por isso, a melhor opção para manter a empresa em dia com as obrigações legais, sem comprometer a rentabilidade, é contar com um serviço especializado em gestão e planejamento fiscal e tributário. A O2B oxigena seu negócio para você prosperar, e ao contar com a expertise do nosso time, você possui toda a assessoria necessária para não pagar tributos indevidamente ou em duplicidade. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Newsletter
Assine nossa news e fique por dentro das novidades!

    http://o2bcontabilidade.com.br/wp-content/uploads/2021/11/O2B_logotipo_dark-320x71.png
    O2B ContabilidadeNossos contatos
    (51) 3101 1386 / 3103 5982
    Siga-nosNossa redes