Fugir das dívidas pode parecer um desafio, principalmente se o seu costume é de ultrapassar o orçamento mensal. Pensando nisso, separamos alguns hábitos que você deve evitar para fugir das dívidas, e garantir que não terá sustos no seu orçamento de 2022.
Monitore suas finanças
O segredo para o planejamento financeiro é atrelar os seus gastos à sua renda. Monte uma planilha com as suas despesas e o seu salário para descobrir o que pode ser cortado. Revisite esse orçamento algumas vezes durante o mês para ter certeza de que ele continua adequado.
Use “dinheiro vivo”
Tente usar somente dinheiro em papel por um período e perceba o impacto que isso terá nas suas finanças. Pelo fato de ser mais fácil gastar quando você não está vendo, busque carregar dinheiro em espécie para sentir que a sua riqueza realmente está indo embora.
Finja que ganha menos
Imagine que você ganha 10%, 25% ou até 50% menos do que você realmente recebe e faça um orçamento usando essa matemática.
Economize
Não importa que seja um pequeno bônus ou o seu salário regular, o importante é poupar. Trate a sua poupança da mesma forma que você trata as suas contas, com seriedade e frequência, investindo mensalmente e fazendo disso um hábito.
Cuidado com os pequenos gastos
Não tenha medo de dizer não a convites para almoços e jantares, até porque são os pequenos gastos que fazem a diferença no final do mês. Isso não significa que você não possa se divertir, mas que há alternativas mais econômicas como receber os amigos em casa ao invés de sair para um restaurante caro, por exemplo.
Pense a longo prazo
Ao invés de usar o cartão de crédito, economize para só depois comprar. Desta forma, você consegue pensar se aquilo é o que você realmente quer ou se a compra era puramente por impulso.
Existem muitas maneiras de você controlar seus gastos. Tenha sempre esses hábitos que você deve evitar para fugir das dívidas na ponta do lápis e você verá como fica muito mais fácil!
Oxigene o seu negócio, entre em contato conosco.