Independentemente da modalidade escolhida, é preciso estar atento a prazos e regras
É impossível empreender sem enfrentar uma série de desafios. Desde a concepção da empresa, passando pela confecção da marca, pelo plano de negócios e pelos estudos sobre o cliente e o produto, pela formação da equipe e a escolha do local de trabalho, até chegar na sonhada rentabilidade e no fechamento do caixa ao fim de cada mês, todos os dias apresentam oportunidades de desenvolvimento e demandam, além de resiliência, muita organização. E, se tem algo que exige planejamento e cuidado para evitar uma dor de cabeça daquelas, é o Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica, o IRPJ. Você sabe do que não pode esquecer para manter seu empreendimento em dia com o Leão?
É importante lembrar, inicialmente, que o IRPJ pode ser feito em momentos diferentes: a cada mês, a cada trimestre, a cada ano ou a cada evento. De qualquer forma, independentemente da modalidade, fundamental é nunca deixar de organizar todos os documentos necessários e não perder os prazos para não cair na malha fina e precisar pagar multas e taxas extras para ficar em dia com o fisco – os valores são salgados, variando entre 2% e 20%, conforme o lucro apresentado pelo empreendimento.
Além disso, o cuidado precisa ser redobrado com as informações declaradas, considerando-se que, casos os dados estejam equivocados, há chances de o empreendedor ser taxado também – em R$ 20 a cada 10 informações erradas.
Saiba quais os documentos que você precisa para declarar o IRPJ
O ideal é ter um controle mensal rigoroso de toda a documentação da empresa, de modo a garantir um acompanhamento eficiente e assertivo de todas as demandas tributárias e fiscais. Entre os documentos necessários para fechar o balanço e demonstrar, adequadamente, os resultados da empresa, estão:
- Notas fiscais de vendas realizadas;
- Notas de toda e qualquer prestação de serviço efetuada;
- Notas fiscais de compras feitas pela empresa ou de prestação de serviço contratada pela organização;
- Contas fixas, como energia elétrica, água, internet e telefone;
- Extratos bancários que esclareçam em detalhes as movimentações financeiras do negócio;
- Demonstrativos de pagamentos dos funcionários.
Com tudo isso em mãos, é hora de preencher todos os campos de informações exigidos pelo programa da Receita Federal. Como há diferentes pormenores em cada uma das modalidades e como as regras tributárias e fiscais passam por alterações constantes, estar atualizado é tão importante quanto manter tudo organizado. Assim, você garante que a saúde financeira do seu negócio não vai custar a sua saúde mental. Afinal, trabalhar é preciso, mas desfrutar, também.
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