Em toda virada de ano existe a oportunidade de definir um novo modelo tributário para as empresas. As possibilidades são: o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido, mas você sabe exatamente em qual desses modelos o seu negócio se encaixa? Os impostos podem variar de 6 até 45% da receita da empresa, dependendo do regime em que ela está definida, por isso é muito importante prestar atenção na hora da escolha.
Alguns exemplos dos motivos que podem levar a escolha errônea do modelo tributário: o mau uso do cálculo do Simples Nacional, sem aproveitamento do fator R e tributando em alíquotas superiores; um enquadramento como Lucro Presumido, sendo que a margem da empresa é inferior a 32% antes do Imposto de Renda, e deveria ser Lucro Real. Esses são algumas das situações que já observamos em algumas empresas, por isso, nosso time resolveu descomplicar! Confira como cada regime tributário funciona:
Lucro Presumido
Este é um regime tributário em que a empresa faz a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro. Esse regime pode ser a escolha de empresas que faturam até R$ 78 milhões por ano, além de ser indicado para aquelas com lucro elevado e que não apresentam a obrigatoriedade de se enquadrarem no Lucro Real.
Lucro Real
O Lucro Real é um regime de tributação cujo cálculo é feito com base no lucro líquido da empresa durante o período a ser apurado. Uma das principais vantagens deste sistema tributário é que os valores aumentam ou diminuem conforme o lucro registrado da empresa. O Imposto de Renda é definido por meio do lucro contábil da empresa, acrescido dos ajustes requeridos pela lei fiscal. Por conta dessas variações, é considerado um regime mais complexo e mais adequado para empresas que têm margem de lucro menor que 32%, além de ser obrigatório para alguns negócios, como: instituições bancárias, sociedades de crédito, financiamento e investimento, entre outras.
Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime tributário instituído com a finalidade de simplificar o pagamento de tributos por Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, além de propiciar um tratamento diferente e simplificado para esses pequenos empreendedores. Para empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões, a escolha do Simples Nacional, em regra, costuma ser a opção mais adequada.
Há tantos fatores que o empreendedor precisa cuidar no dia-a-dia que às vezes pode haver algum equívoco na hora da escolha do regime. Que tal respirar e deixar esse assunto com a gente? Podemos te ajudar a prosperar. Se você te dúvidas se você está na melhor forma de modelo tributário, conte com a gente, entre em contato e fale com o nosso time.
Oxigene o seu negócio, entre em contato conosco.